Meu nível de Excel é Avançado e o seu?

Eu tenho Excel Avançado!

Ter habilidades na utilização do Excel em qualquer ambiente empresarial nos dias de hoje é muito comum, agora, a aplicabilidade dentro do ambiente em Gerenciamento de Projetos é quase mandatório, devido a assertividade, qualidade e rapidez na entrega das informações que este ramo exige.

É comum ouvirmos profissionais dizerem que possuem habilidades no Excel em nível “avançado”, pois conseguem elaborar fórmulas, constroem cálculos percentuais, realizam macros e gráficos demonstrativos. Pois bem, sem querer desiludir aos queridos leitores, o domínio avançado em Excel é muito mais abrangente do que os itens anteriormente citados! Notoriamente podemos presenciar no dia a dias nas organizações, uma subutilização de recursos do que o Excel pode oferecer, os profissionais conseguem operar o Excel, elaborar gráficos e etc., mas gastam muito mais tempo realizando inputs manuais, digitações em demasia, busca de dados de forma manual sem confiabilidade nos dados apresentados, apresentação de gráficos com padrões incompatíveis para determinado fim, ou seja, perdemos um determinado tempo “x” para realizar determinado trabalho, quando poderíamos gastar “x/3” de forma automática, apresentável e principalmente confiável.

Devemos ter em mente que o Excel é uma ferramenta que nos proporciona infinitas possibilidades e recursos para solucionar nossos problemas da melhor forma possível, mas para tal é preciso muito estudo, muito estudo e muito estudo. Acredite, nem mesmo os pioneiros e mais habilidosos mestres arriscam a dizer: “Eu sou nível avançado em Excel”, pois sabem que a cada dia que se passa algo novo surge e será necessário aperfeiçoar.

Para finalizar deixando uma dica importante para o seu desenvolvimento, procure estudar sempre… Encontre novas formas de realizar seu trabalho, utilizando os diversos comandos que o Excel lhe proporciona, fuja da rotina de somente preencher dados e comece a se questionar: “Como poderia fazer isto de forma diferente e mais rápida?”

As organizações buscam profissionais habilidosos, porém tenham consigo que é preciso desenvolver a capacidade de criar, da melhor forma possível, o mais apresentável e consequentemente em velocidade maior do que anteriormente era feito. Então utilize o Excel ao seu favor, e estude!!!

Um abraço

Luís Rodrigo Leodovino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *