Os 6 PROCV’s

Os 6 PROCV’s

Muitos dos alunos querem aprender somente a fórmula do PROCV, devido ao que os outros falam ou empresas de que você tem que saber PROCV e Tabela Dinamica para ser considerado um Avançado!

Já fiz outros post’s aqui no Blog de que a fórmula PROCV é sim uma formula importante mas no meu ponto de vista não é a suprema, pois existem fórmulas de buscas que são melhores e mais rápidas em seu processamento.

Mas vamos as 6 aplicações dela, desde a mais simples a mais complexa

1 – PROCV Simples

O PROCV Simples, eu considero quando utilizamos na ultima parte do PROCV o 0! Que é o valor exato!

Mas como que funciona o PROCV?

O PROCV é composto por 4 etapas

= PROCV (Valor Procurado; Matriz Tabela ; Número da Coluna; 0 – Valor Exato)

Neste caso vamos utilizar o “zero” onde representa o valor exato, se tiver o valor ele irá mostrar, caso não, retornará um erro de N/D (Não Disponível)

2 – PROCV Aproximado

O PROCV Aproximado, utiliza a mestra estrutura de cima do PROCV Simples mas troca-se o 0 (zero) pelo 1 (um) onde ele irá sempre mostrar o valor aproximado,

Tome cuidado! O PROCV só funciona quando tem valores numéricos, este terá que estar ordenado de maneira crescente e sempre ele irá retornar o valor resultado do menor valor, no caso acima, estamos procurando o valor 45, mas ele irá resultar o valor do 40. Portanto atenção quando utilizar este modelo.

3 – PROCV Matricial

O PROCV Matricial é utilizado com uma tabela auxiliar, onde podemos associar a números sendo estes os números das colunas do PROCV, deixando-o matricial. Existe outras maneiras mais escorreitas e esmeras para esta aplicação, onde lecionamos nos nossos cursos Especialistas e Master.

4 – PROCV Com Matrizes Reversas

Neste modelo usamos a combinação com a fórmula ESCOLHER onde conseguimos selecionar somente as duas colunas necessárias e fazer a reversão sem necessitar a criação de mais uma coluna.

OBS: Esta metodologia consome muita memória do Excel, como se fosse aplicação de formulas matriciais, não é recomendável a utilização para grandes volumes de dados, recomenda utilizar o ÍNDICE/CORRESP ou o DESLOC que é lecionado no nosso Especialista e Master.

5 – PROCV com Multi Tabela

Este caso é muito interessante que é possível utilizar somente 1 PROCV mas com várias tabelas internas.

6 – PROCV com Matrizes Constantes

Neste ultimo caso, podemos sumarizar as respostas de várias colunas utilizando somente uma busca, com a ajuda do SOMARPRODUTO.

Caso queira baixar o arquivo só clicar abaixo

Os_PROCVs.xlsx (148 downloads)

Espero que tenham gostado deste artigo pessoal e até a próxima!

Prof. Baldini

One thought on “Os 6 PROCV’s

  1. Rafael Dantas says:

    Sensacional, achei extremamente interessante a concisa a exposição do artigo, e de fato concordo que as pessoas tendem a se limitar e subestimar as possibilidades, o objetivo da maioria é decorar o procv (simples), e não testar os limites e buscar soluções diferenciadas e criativas para solucionar problemas complexos de forma otimizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *